Parceria inédita com a Universidade da Finlândia

Educadores finlandeses vieram pela primeira vez ao Brasil para capacitar 40 docentes do grupo Ânima em práticas inovadoras de ensino

 

Ânima fechou uma parceria inédita com a Universidade da Finlândia, referência mundial em educação e formação de professores. O projeto, chamado de “Programa Internacional de Certificação Docente no Ensino Superior“, tem como objetivo levar às instituições da Ânima práticas inovadoras da educação finlandesa. O evento de lançamento do programa ocorreu em Belo Horizonte, com a presença de 10 educadores finlandeses e 40 brasileiros. As aulas presenciais foram realizadas no Ânima Lab, espaço maker da Ânima,  considerado o maior do tipo na América Latina.

 

A parceria com a Ânima é a primeira da Universidade da Finlândia no Brasil. A instituição, que já realizou projetos semelhantes na Ásia, África e Oriente Médio, é um consórcio formado por três das principais universidades públicas finlandesas (Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere e Universidade de Turku), que trabalham também para compartilhar as melhores práticas do sistema de ensino do país. Considerado um dos mais inovadores da Europa, o sistema finlandês vem garantindo ao país uma posição de liderança no ranking europeu do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE) desde 2000. O país é reconhecido pelo pioneirismo e sucesso na implementação de alguns dos principais pilares da educação no século 21, como modelo de ensino por competências, aprendizado por projetos, avaliação formativa e valorização dos professores.

 

O programa em parceria com a Ânima, um dos maiores grupos de ensino superior privado do Brasil, acontece por meio de discussões e seminários organizados em pequenos grupos, formados por professores de diferentes áreas. Com a participação de 40 docentes de todas as IES da Ânima, selecionados a partir de um edital interno, as aulas foram promovidas entre agosto de 2017 e fevereiro de 2018, em formato presencial e remoto, com a proposta de desenvolver nos participantes habilidades de aprendizagem inovadoras em ambientes colaborativos. “Essa parceria é um marco importante na melhoria das capacidades dos professores da Ânima, ampliando o alcance da educação de alta qualidade oferecida por nossas instituições”, afirma Daniel Castanho, presidente da Ânima.