Ânima Educação na HSM Expo: novos olhares para as áreas de educação e mercado de trabalho

Este ano, estamos presentes na HSM Expo por meio do nosso Auditório Ânima e, diariamente, reunimos especialistas para debater o futuro da educação e do mercado de trabalho. Em nosso primeiro dia, no maior evento de gestão empresarial da América Latina, debatemos temas, como  ‘A Nova Era do Emprego’, ‘Criatividade’ e os ‘Desafios e Perspectivas do Ensino de Ciências e Matemática no Brasil’.

Os temas têm como principal objetivo trazer novos olhares para as áreas de educação e mercado de trabalho.

 

 

Daniel Castanho, Presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da Ânima Educação, trouxe aos participantes diversos temas para reflexão sobre “A nova era do emprego” e destacou, dentre tantos pontos importantes, a realidade do ensino superior e a relação do mercado de trabalho atual. Daniel ressaltou a importância da parceria entre instituições de ensino e empresas como forma de potencializar e manter educação e aprendizado contínuos, não só dos estudantes mas também dos profissionais. Daniel também abordou os desafios das instituições de ensino frente à nova realidade da era “pós-emprego”. “É necessário que o ensino tenha sentido para o aluno, pois, em algum momento, ele terá que reinventar a própria carreira”, finalizou.

 

Já a dupla formada pelo escritor e jornalista Gilberto Dimenstein e pelo publicitário e diretor de Filmes e Branded Content Maurício Sarmento contou sobre o projeto “Mestres da Criatividade”, uma iniciativa que busca sensibilizar e inspirar por meio do processo criativo de profissionais reconhecidos em diversas áreas de atuação, como Música, Artes, Arquitetura, Saúde, Negócios, etc. Personalidades como o maestro João Carlos Martins, os empresários Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) e Luiz Seabra (Natura), o filósofo Mario Sérgio Cortella, entre outros, são os participantes do projeto e dividem histórias de suas vidas pessoais e profissionais, e a importância da criatividade. “É preciso ensinar nas escolas e universidades que a criatividade é algo que fará parte da vida toda. Do contrário, a chance de perderem seus empregos para os algoritmos é grande”, provocou a dupla durante a palestra.

Finalizando o primeiro dia de programação do Auditório Ânima na HSM Expo 2018, Marcelo Knobel, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), dissertou sobre os desafios e perspectivas do ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Marcelo destacou que ainda é desafiadora a adoção de uma “cultura científica” na sociedade, “pois já desde o ensino básico há uma defasagem de recursos e programas de educação científica”, sinaliza.  Marcelo finalizou o debate enfatizando que, como contribuição, ambas as áreas estimulam a criatividade e o pensamento crítico do aluno e do profissional, qualidades importantes no mundo atual.